Telefones:
(11) 5631-7268 (11) 3536-2440

Outsourcing de recursos de TI, uma tendência que virou realidade.

O Outsourcing é um assunto que gera muita discussão sobre sua verdadeira aplicabilidade dentro das grandes corporações. Um dos grandes questionamentos diz respeito à redução de custos, quando na verdade o conceito da prática não é exatamente esse e sim a racionalização dos processos das empresas.

Trata-se de uma prestação de serviços onde o fornecedor estabelece uma parceria com o cliente assumindo a responsabilidade de identificar, alocar e manter os recursos especializados em TI.

As empresas o consideram como um meio de inovação, uma vez que o Outsourcing libera as corporações para focarem no seu core business, visando uma ampliação do seu market share que é sustentado por processos eficazes administrados por terceiros tornando-se responsáveis por conduzir as atividades-meio sem atravancar a gestão e confirmando a ideia de que quando se utiliza o Outsourcing para impulsionar os negócios da empresa o resultado é sempre positivo.

Os benefícios são os mais diversos possíveis: os profissionais selecionados são especializados na tecnologia que o cliente utiliza evitando investimentos em treinamento.  Em demandas pontuais, o custo do recurso se concentra apenas no ciclo do projeto evitando encargos sociais e morosidade para realizar uma contratação junto ao departamento interno de recursos humanos, que por inúmeras vezes tem dificuldade em identificar esses profissionais.

Muitas organizações entendem que a flexibilidade dos contratos junto aos fornecedores podem representar um considerável ganho, principalmente para cumprir seus prazos de entrega junto a seus clientes, uma vez que o processo de contratação ou substituição dos profissionais torna-se extremamente ágil.

“Antecipe o difícil, gerenciando o fácil”
Lao Tzu

Os argumentos contrários ao Outsourcing, na maioria das vezes não está relacionado ao seu conceito e sim como este é aplicado. Exemplica-se aqui a perda de confidencialidade, do controle de execução das atividades, possíveis conflitos de interesse e a transferência de know-how para um fornecedor.

Para que a parceria entre cliente e fornecedor seja bem sucedida é necessário que processos e comunicação entre as partes estejam bem definidos.  Muitos casos de insucesso deve-se à não utilização de métricas e processos claramente estabelecidos.

Fornecedores que conhecem e estão presentes nos seus clientes compreendem melhor suas  necessidades, atingindo maior eficácia e agilidade em suas entregas.Cria-se assim uma relação sólida e um diferencial frente à concorrência.

Pode-se dizer que com tantos benefícios o Outsourcing deixou de ser uma tendência e hoje faz parte da realidade de muitas empresas. Em função da alta demanda em serviços de TI a tendência agora é o crescimento do Outsourcing.

LEONARDO RAPOSO C. DE AZEVEDO

Sócio fundador da Mazzatech Systems e Outsourcing, consultoria especializada na contratação de recursos de TI. Atua como Gerente Comercial administrando e mantendo recursos dentro de grandes contas. leoraposo@mazzatech.com.br

 

 

2A Tecnologia em Código de Barras Formulário de Cadastro


Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur excepteur sint occaecat cupidatat non

2A Tecnologia em Código de BarrasFormulário de Login


Cresta Help Chat
Hi there! Use this box to send me a message via WhatsApp...

2A Tecnologia em Código de Barras