Outsourcing de recursos de TI, uma tendência que virou realidade.
O Outsourcing é um assunto que gera muita discussão sobre sua verdadeira aplicabilidade dentro das grandes corporações. Um dos grandes questionamentos diz respeito à redução de custos, quando na verdade o conceito da prática não é exatamente esse e sim a racionalização dos processos das empresas.
Trata-se de uma prestação de serviços onde o fornecedor estabelece uma parceria com o cliente assumindo a responsabilidade de identificar, alocar e manter os recursos especializados em TI.
As empresas o consideram como um meio de inovação, uma vez que o Outsourcing libera as corporações para focarem no seu core business, visando uma ampliação do seu market share que é sustentado por processos eficazes administrados por terceiros tornando-se responsáveis por conduzir as atividades-meio sem atravancar a gestão e confirmando a ideia de que quando se utiliza o Outsourcing para impulsionar os negócios da empresa o resultado é sempre positivo.
Os benefícios são os mais diversos possíveis: os profissionais selecionados são especializados na tecnologia que o cliente utiliza evitando investimentos em treinamento. Em demandas pontuais, o custo do recurso se concentra apenas no ciclo do projeto evitando encargos sociais e morosidade para realizar uma contratação junto ao departamento interno de recursos humanos, que por inúmeras vezes tem dificuldade em identificar esses profissionais.
Muitas organizações entendem que a flexibilidade dos contratos junto aos fornecedores podem representar um considerável ganho, principalmente para cumprir seus prazos de entrega junto a seus clientes, uma vez que o processo de contratação ou substituição dos profissionais torna-se extremamente ágil.
“Antecipe o difícil, gerenciando o fácil”
Lao Tzu
Os argumentos contrários ao Outsourcing, na maioria das vezes não está relacionado ao seu conceito e sim como este é aplicado. Exemplica-se aqui a perda de confidencialidade, do controle de execução das atividades, possíveis conflitos de interesse e a transferência de know-how para um fornecedor.
Para que a parceria entre cliente e fornecedor seja bem sucedida é necessário que processos e comunicação entre as partes estejam bem definidos. Muitos casos de insucesso deve-se à não utilização de métricas e processos claramente estabelecidos.
Fornecedores que conhecem e estão presentes nos seus clientes compreendem melhor suas necessidades, atingindo maior eficácia e agilidade em suas entregas.Cria-se assim uma relação sólida e um diferencial frente à concorrência.
Pode-se dizer que com tantos benefícios o Outsourcing deixou de ser uma tendência e hoje faz parte da realidade de muitas empresas. Em função da alta demanda em serviços de TI a tendência agora é o crescimento do Outsourcing.
LEONARDO RAPOSO C. DE AZEVEDO
Sócio fundador da Mazzatech Systems e Outsourcing, consultoria especializada na contratação de recursos de TI. Atua como Gerente Comercial administrando e mantendo recursos dentro de grandes contas. leoraposo@mazzatech.com.br